Anúncios

O Minha Casa Minha Vida no momento vem passando por algumas dificuldades, isso porque desde o ano passado se fala na reforma do programa, trazendo novos formatos para atender as famílias mais necessitadas em conjunto com a diminuição de fraudes e prejuízos para os cofres públicos.

O programa no momento se encontra estagnado, não sendo liberado mais verba para a contratação do financiamento para famílias de baixa renda. Aos demais beneficiários do programa, resta aguardar: construções ainda estão sendo finalizadas e todos os que já estão pagando, receberão sua moradia. Há também aqueles que já tiveram o financiamento aprovado, mas o dinheiro ainda não foi enviado.

Com tudo isso acontecendo, recentemente o novo ministro do Desenvolvimento Regional mencionou em sua posse que a prioridade é reformular o programa para que ele possa continuar ajudando os milhares de brasileiros. Veja mais informações sobre a seguir!

Reformulação do Minha Casa Minha Vida é prioridade para novo ministro

O novo ministro Rogério Marinho assumiu posse de seu cargo recentemente e em sua cerimônia, já falou sobre o mais famoso programa habitacional do mundo, o Minha Casa Minha Vida. De acordo com ele, reformular o programa é uma prioridade e mencionou ainda que é um momento de conhecer o acervo de obras e ações do ministério para poder fornecer soluções.

Rogério Marinho possui uma pasta muito cheia para lidar, abrangendo todas as questões da habitação, da defesa civil e também do saneamento básico. Na frente de tudo isso, ele afirmou que um de seus objetivos principais no momento é dar foco para o Minha Casa Minha Vida e as mudanças que já foram impostas no ano passado.

Algumas das mudanças previstas para o Minha Casa Minha Vida

O governo federal brasileiro vem estudando várias propostas para reformular o Minha Casa Minha Vida e no final do ano passado, algumas possíveis mudanças foram anunciadas para a população. O governo estuda, por exemplo, a possibilidade de permitir que o indivíduo defina como será o seu imóvel. Até o momento, todos que são contemplados pelo programa, em qualquer uma das faixas, recebem uma casa pronta. Se essa mudança for aprovada, cada família terá o direito de escolher os detalhes do seu imóvel.

Além disso, o Minha Casa Minha Vida também receberia um novo nome e todos os contemplados iriam receber um voucher que nada mais é do que um documento que serviria para confirmar um pagamento ou até mesmo um comprovante que daria direito a um produto. Portando esse documento, o indivíduo seria capaz de definir os detalhes da obra, podendo escolher o engenheiro e também como seria a arquitetura da sua nova casa.

É claro que nada disso ainda foi aprovado e foi confirmado, são apenas estudos e suspeitas do que pode vir a ser liberado no novo Minha Casa Minha Vida. Também não se sabe ainda como seria o novo nome do programa e nem se tais mudanças seriam válidas para todas as faixas ou somente para algumas.

Outras possíveis mudanças para o Minha Casa Minha Vida

Muitas outras mudanças já estão sendo discutidas pelo governo federal brasileiro, mas o que parece ser unânime em todas as opções é o fato de o programa mudar de nome. O que ainda não surgiu foi alguma ideia de como seria essa nova marca do programa.

O que também foi anunciado que pode vir a acontecer com o programa é ele ser dividido em duas modalidades, sendo elas a poupança imobiliária e a moradia social. A primeira seria voltada para famílias de baixíssima renda com até um salário mínimo mensal, enquanto que a moradia social seria para famílias de baixa e média renda, com renda mensal indo de dois a sete salários mensais.

Também já apareceu a possibilidade de o programa ter uma modalidade para atender as famílias afetadas por calamidades públicas ou por obras federais.

Minha Casa Minha Vida dividido em duas modalidades

Se essa mudança for aprovada, o Minha Casa Minha Vida será dividido em duas modalidades. A modalidade voltada para famílias de baixa e média renda seria como uma locação social financiada. Dessa forma, as empresas iriam financiar os imóveis e o governo pagaria depois. As famílias contempladas então seriam escolhidas pelo município e também por meio da iniciativa privada. Os beneficiários então passariam a ter uma poupança habitacional que poderiam usar para adquirir o imóvel próprio.

A moradia social seria a modalidade voltada para famílias com renda mensal de até um salário mínimo, ou seja, que se encontram em situação precária. Nessa modalidade o conjunto habitacional continuaria sendo construído pelo governo e toda a administração seria da prefeitura. As famílias que fossem contempladas não pagariam nada.

Como as famílias vão poder se beneficiar na prática

Ainda não é possível saber com certeza como as famílias serão beneficiadas na prática, mas podemos especular. Com o que mencionamos acima, cada família poderia ter o imóvel como sempre sonhou, definindo detalhes sobre sua construção, sua arquitetura, a distribuição das peças e muito mais. Isso também pode ser a realização de um sonho, pois muitas pessoas sabem desde sempre como querem cada detalhe de sua casa. De modo geral, então, fornece autonomia e mais liberdade para o beneficiário.

É claro, outras mudanças foram especuladas, e como as famílias são beneficiadas na prática tende a variar de acordo com qual mudança for acatada. Essa possibilidade de fornecer mais liberdade não é a única e, por isso, não significa que ela será adotada pelo governo. O melhor é aguardar até que novidades sobre o assunto sejam anunciadas.

Ainda é possível participar do Minha Casa Minha Vida?

O Minha Casa Minha Vida no momento está parado, mas ainda existem algumas casas sendo construídas pois precisam ser entregues aos beneficiários. Se você possui uma renda média, ainda pode conseguir contratar diretamente na instituição financeira ou com uma construtora, mas saiba que a liberação da verba pode dificultar o procedimento.

Em breve deveremos ter novidades sobre o programa e qual será o seu futuro e o de muitas famílias brasileiras.

Em Alta

Casa Verde e Amarela pode ajudar de qual jeito na Caixa

Anúncios O Casa Verde e Amarela é o novo programa habitacional do…

Veja como conseguir a sua casa própria pelo Minha Casa Minha Vida

Anúncios O Minha Casa Minha Vida, uma iniciativa habitacional lançada em 2009…

Minha Casa Minha Vida receberá pessoas em quarentena por coronavírus

Anúncios Diariamente surgem novos casos de coronavírus (COVID-19) por todo o país…

Governo deve liberar R$ 100 milhões para policiais e bombeiros

Anúncios A maioria dos brasileiros possui o desejo de conquistar a sua…