Anúncios

Muito se fala sobre o fim do Minha Casa Minha Vida e isso acaba deixando as famílias preocupadas. Afinal, muitas já tiveram seus financiamentos aprovados e estão apenas aguardando a liberação da verba para que se inicie as construções, enquanto outras apenas estão aguardando as construções serem concluídas para que possam se mudar.

Tudo fica ainda mais preocupante após uma fala do Ministério da Economia em que ele menciona novamente o fim do programa. É comum que muitas pessoas queiram esclarecer tais informações e por isso nós trouxemos a seguir tudo o que sabemos até o momento sobre o possível fim do Minha Casa Minha Vida. Confira!

Fim das faixas 2 e 3 do programa

O secretário especial do Ministério da Economia, conhecido como Carlos da Costa, participou do evento Construção 2030-Engajamento que foi realizado no início do mês e questionou sobre a necessidade de ainda existir as faixas 2 e 3 do Minha Casa Minha Vida mesmo com o mercado imobiliário oferecendo taxas de juros mais baixas. Com isso, aumentaram-se as suspeitas do fim do programa.

Ainda assim, o secretário também afirmou que não há como terminar com o programa de uma hora para outra, pois isso causaria a quebra de muitas empresas. As grandes parceiras do programa como MRV Engenharia, Direcional Engenharia e Tenda, participam diretamente dessas faixas e por isso sofreriam com os prejuízos.

No entanto, o fim do programa para tais faixas parece algo interessante para o secretário, de acordo com o cenário do mercado imobiliário atualmente. Entenda melhor a seguir e veja como ainda é possível participar e garantir a sua casa própria.

Entenda porque o secretário falou sobre o fim do Minha Casa Minha Vida

O secretário mencionou o fim das faixas 2 e 3 do programa pois, para ele, o cenário de juros atual do mercado imobiliário se encontra tão vantajoso quanto as condições que são oferecidas pelo programa. São faixas de renda que atendem as populações classe média e, por isso, no Minha Casa Minha Vida, essas faixas podem contar com juros mais acessíveis o que sempre tornou o financiamento pelo programa mais indicado.

No entanto, os juros do mercado imobiliário atualmente para pessoas com tais faixas de renda também se encontram bem atrativos, o que pode tirar a necessidade de existir o programa para essas faixas.

Por outro lado, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, discorda dessas declarações do secretário. José Carlos Martins fala que as taxas de juros mais acessíveis oferecidas nos financiamentos imobiliários são através de recursos de poupança e são destinadas justamente às pessoas de classe média e alta. Já para as pessoas de baixa renda, as taxas de juros tendem a continuar sendo elevadas, mostrando, portanto, a importância de ainda existir iniciativas como o Minha Casa Minha Vida. É claro que, dessa forma, nada impede que famílias com uma renda maior contratem o financiamento por fora do programa, mas a sua existência tende a fazer a diferença na vida das famílias mais pobres.

Para quem são as faixas 2 e 3 do programa

As faixas 2 e 3 do programa Minha Casa Minha Vida são voltadas para pessoas com uma renda um pouquinho mais alta e alta, respectivamente. Para participar do programa dentro de uma das faixas é preciso ter uma renda mensal familiar de R$4 mil a até R$7 mil reais. Tendo esse tipo de renda é possível conseguir boas condições para financiar, assim como juros bem baixos e que cabem no seu bolso, principalmente se você der algum valor de entrada.

No entanto, não basta ter a renda necessária para participar. Os interessados não podem ter nenhum imóvel registrado em seus nomes, devem estar regulares com a Receita Federal e ter como comprovar a renda. A contratação do financiamento para quem faz parte dessas faixas de renda pode ser feita diretamente na instituição financeira, como a Caixa, ou na empreiteira que seja parceira do programa, como é o caso da MRV Engenharia.

Dessa forma, o indivíduo pode escolher a forma como deseja dar início no financiamento e entrar em contato com a instituição para dar início a todos os procedimentos.

Ainda é possível participar?

Sim, ainda é possível participar do Minha Casa Minha Vida, mas você deve ter consciência de que o programa está passando por algumas reformas, não está recebendo todo o repasse de verbas e dessa forma, está encontrando muitas dificuldades. Muitas famílias já tiveram o financiamento aprovado, mas ainda não receberam o dinheiro para iniciar as obras da moradia. Por outro lado, algumas construções estão paradas.

O programa ainda está rolando e se você encontrar um imóvel que seja a sua cara, pode fazer a contratação pela empresa parceira que desejar, mas fique ciente de que pode surgir algum imprevisto e a entrega de sua moradia pode atrasar.

Há chances de o programa acabar em 2020?

O programa vem passando por muitas dificuldades, por isso todos os interessados (seja aqueles que já contrataram, estão aguardando o término da construção ou aqueles que pretendem contratar) devem ficar de olho nas notícias para acompanhar tudo o que acontecer.

O governo federal irá entregar todas as moradias que estão sendo construídas, mas até o momento não há certeza sobre a continuação da faixa 1, que atende os mais pobres. Se as reformas do programa forem todas aprovadas, a faixa 1 será totalmente reformulada para melhor atender a população e contribuir para melhorar a vida das famílias. Não há como afirmar ou não se o programa irá continuar ou acabar, mas há chances dele passar por várias mudanças para voltar a ser realizado com tudo e a beneficiar cada vez mais brasileiros.

Minha Casa Minha Vida 2020

O Minha Casa Minha Vida sempre ajudou muitos brasileiros e o governo federal quer continuar contribuindo para que as famílias tenham suas casas próprias. Com isso, o povo brasileiro pode ainda ter esperanças de que haverá novas maneiras de adquirir a casa própria de modo mais acessível.

Em Alta

Novo Minha Casa Minha Vida vai mudar forma de beneficiar os inscritos

Anúncios As mudanças para o Minha Casa Minha Vida já estão sendo…

Beneficiários do Casa Verde e Amarela terão direito a seguro

Anúncios Os beneficiários do Casa Verde e Amarela em breve terão direito…

Casa Verde e Amarela vai criar aluguel social para famílias de baixa renda; entenda

Anúncios O novo programa habitacional do governo federal brasileiro foi anunciado há…

Veja como conseguir a sua casa própria pelo Minha Casa Minha Vida

Anúncios O Minha Casa Minha Vida, uma iniciativa habitacional lançada em 2009…