Anúncios
Com o intuito de reduzir a desigualdade social presente no Brasil até os dias atuais, foi criado o programa Bolsa família. Porém, manter os pagamentos organizados para cada família, foi criado o Calendário Bolsa Família 2019.
Os pagamentos de quem tem direito ao benefício acontecem mensalmente. Para ter acesso é preciso realizar um cadastramento junto a prefeitura de cada município. Quando aprovado o perfil de quem deseja ter acesso, o beneficiário ganhará um cartão para sacar o valor em alguma agência da caixa econômica, juntamente com o Calendário Bolsa Família 2019.
Vale lembrar que a Caixa econômica federal não é responsável pelo programa, quem administra é o Ministério do Desenvolvimento social. A caixa apenas repassa o dinheiro para o para o cidadão além de organizar o Calendário Bolsa Família 2019.
Para lhe ajudar melhor a entender como funciona esse programa, preparei um artigo com os seguintes tópicos:
- O novo Calendário Bolsa Família 2019
- Quem pode ter acesso ao bolsa família 2019
- Como realizar a consulta do bolsa família 2019
- Como realizar o cadastro do bolsa família 2019
- Valor disponibilizado para o Bolsa Família 2019
O novo Calendário Bolsa Família 2019
O Calendário Bolsa Família 2019 já está disponível para acesso. Para que você possa realizar a consulta das datas é necessário que você tenha o seu cartão NIS em mãos, pois o ultimo digito é necessário.
Vale lembrar que esse cartão é significa o Número de identificação social, do qual milhões de brasileiros tem acesso para participarem de programas sociais específicos.
Quem pode ter acesso ao bolsa família 2019
O programa bolsa foi criado justamente para as pessoas mais pobres e carentes do país, e isso representa uma boa parte da população brasileira. Para ajudar você, separei os requisitos que uma pessoa deve preencher para que tenha direito ao recebimento do bolsa família.
- Família caracterizadas como pobres que tenham indivíduos até 17 anos, sejam elas crianças ou adolescentes. Além do fato de gestantes também contarem.
- Famílias com renda mensal de até 85 reais
- Famílias com renda mensal de 85 reais a 170 reais.
Como realizar a consulta do bolsa família 2019
O bolsa família tem facilitado cada vez mais o acesso para as famílias. Dessa forma, você tem 3 formas práticas que pode realizar a consulta. Escolha aquela que mais se enquadra no seu perfil! Dentre elas temos:
- Pelo aplicativo para smartphone disponibilizado gratuitamente
- Através da internet pelo site (se quiser entrar no site basta clicar aqui)
- Através da consulta pública
Como realizar o cadastro do bolsa família 2019
Antes de você realizar o cadastro no Bolsa família 2019 é preciso que você já esteja inscrito no CadÚnico, que é o sistema que capta informações das famílias de baixa renda do país.
Se você já está cadastrado nesse sistema disponível pelo Governo Federal, baste que você se dirija até a prefeitura do seu município ou o CRAS do municio onde você mora.
Além disso, para realizar o cadastro você precisará fornecer os seguintes documentos as entidades responsáveis:
- O representante da família deve fornecer o CPF o título de eleitor
- Os outros integrantes da família devem traz consigo a carteira de identidade ou outro tipo de documento que comprove identificação
- Documentos que comprovem que a renda da família é de até 170 reais mensais.
Valor disponibilizado para o Bolsa Família 2019
O valor do bolsa família é mudando anualmente, por conta da inflação e outros fatores. Quem faz esse reajuste é o governo federal, que ajusta da melhor forma o valor conforme a taxa de inflação do ano anterior.
São vários os fatores que alteram o quanto a família irá receber do governo pelo programa do bolsa família, mas irei citar alguns para você ter uma noção melhor:
- Se a renda por pessoa for de até 85 reais, o programa bolsa família disponibiliza 85 reais como auxilio.
- A cada criança, em idades compreendidas entre 0 a 15 anos, o valor é acrescido em 39 reais por criança
- Já para o jovens entre 16 a 17 anos, o valor é um pouco mais elevado, chegando aos 45 reais por jovem
Gostou de saber mais sobre o programa Calendário Bolsa Família 2019? Então não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que seus amigos também tenham acesso a esse material.