Anúncios

O PIS – Programa de Integração Social – é um benefício trabalhista pago anualmente a trabalhadores com carteira assinada que atendem aos requisitos que foram impostos pelo governo em parceria com a Caixa. É um benefício pago somente a pessoas que trabalham com carteira assinada, mas nem todos nessa condição estão aptos a receber.

Para poder receber o PIS 2019 e todos os demais, o trabalhador precisa estar cadastrado no sistema. Esse cadastro, por sua vez, pode ser feito de diferentes maneiras e nós falaremos sobre cada uma delas hoje. O PIS é pago como um abono salarial anualmente, cujo valor depende exclusivamente do período de tempo que o indivíduo trabalhou durante o ano anterior. Para muitos, é visto como uma excelente ajuda na renda familiar mensal, podendo contribuir para terminar contas, quitar dívidas e muito mais. Se você está iniciando no mercado de trabalho agora e quer saber mais sobre o PIS 2019, leia a seguir.

Pis 2019

Para que serve o PIS 2019

O PIS 2019 é um abono salarial pago como uma forma de aproximar o empregador do empregado, como uma ajuda extra durante o ano para que o trabalhador consiga pagar suas contas e usar o dinheiro da forma que quiser.

O cadastro no PIS é fundamental para que o trabalhador possa vir a receber esse benefício. Sem cadastro, sem PIS. O PIS, portanto, não possui um destino definido, isso varia de trabalhador para trabalhador. Você pode guardar o dinheiro, quitar dívidas, terminar de mobiliar sua casa, quitar algum empréstimo/financiamento ou dar o fim que quiser. O valor pago é de no máximo um salário mínimo, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Quem trabalhou 12 meses, recebe o valor máximo.

Requisitos para ter o PIS 2019

Como já mencionamos, o PIS 2019 é um benefício pago somente a trabalhadores com carteira assinada, mas não são todos que estão aptos a receber o abono salarial. Para isso, além de terem trabalhado no último ano com carteira assinada, os trabalhadores também devem atender aos seguintes requisitos: estar cadastrado no PIS por, no mínimo, 5 anos; ter tido salários de, no máximo, dois salários mínimos no ano anterior; ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias com carteira assinada; e suas informações devem ter sido enviadas ao Ministério do Trabalho pelo empregador através da Relação Anual de Informações Sociais.

Isso significa que, caso você efetue o seu cadastro no PIS 2019, só passará a ter direito ao abono salarial a partir de 2024, caso atenda aos demais requisitos. Sendo assim, o quanto antes você efetuar o seu cadastro no PIS, mais cedo poderá receber o abono anualmente. Caso você tenha trabalhador por, pelo menos, 30 dias, já tem direito ao PIS. Quanto maior o tempo trabalhado, maior o valor recebido através do PIS.

Como cadastrar o PIS 2019

O cadastro do PIS é essencial, pois com ele os trabalhadores também ficam cientes do número do PIS/NIS, que é fundamental para diversas consultas e para o saque de alguns benefícios trabalhistas. O cadastro no PIS é feito no momento em que a pessoa obtém a sua Carteira de Trabalho, portanto se você já possui a sua, não precisa fazer nenhum tipo de cadastro. O número do PIS é único e serve para todos os empregos que você tiver ao longo da sua vida. Caso você ainda não tenha sua

Carteira de Trabalho, há vários meios de se cadastrar no PIS 2019 e obter o seu documento. A seguir, veja alguns meios de efetuar o seu cadastro.

Cadastro PIS – Caixa

Você pode efetuar o seu cadastro no PIS por meio de uma agência da Caixa Econômica Federal. Você deve ir até o local, portando em mãos um documento de identificação com foto, como o RG, junto do seu CPF e de um comprovante de residência atualizado.

Você deve informar no local que deseja efetuar o seu cadastro no PIS e fornecer todos os dados solicitados. Depois disso, você receberá a sua Carteira de Trabalho e também o seu número do NIT que é de extrema importância.

Cadastro PIS – Empresa

Outra forma de efetuar um cadastro no PIS é por meio da empresa na qual você está sendo contratado. O próprio empregador pode efetuar o cadastro de seus empregados, de forma manual, um por um, pela internet.

O cadastro é realizado no sistema Cadastro Empresa, mas antes de efetuar o cadastro online, o empregador deve obter a autorização da Caixa Econômica Federal. Basta preencher um requerimento e aguardar a resposta do banco. Depois disso, o empregador está apto para cadastrar seus empregados, basta ter os dados pessoais deles.

Pis

Senha do PIS – como cadastrar

A senha do PIS é de grande importância para todos os trabalhadores e também deve ser cadastrada separadamente. Geralmente, a senha do PIS é a mesma usada em seu Cartão Cidadão, afinal ele é o único meio de consultar o saldo e efetuar o saque de vários benefícios trabalhistas e sociais.

Por isso, se você possui um Cartão Cidadão, basta usar ele e a senha do mesmo para efetuar o saque do seu PIS. Há ainda a senha internet do Cartão Cidadão que deve ser cadastrada no site da Caixa e serve para que o cidadão possa consultar seus saldos e benefícios online, com mais praticidade.

Como Sacar o PIS 2019

Para sacar o PIS 2019, a primeira coisa que o trabalhador deve fazer é se certificar de que atende os requisitos. Depois disso, deve consultar o calendário da Caixa, para descobrir a partir de qual dia o seu benefício estará disponível. Os benefícios ficam disponíveis em datas estratégicas, de acordo com o mês de nascimento.

Quando o benefício já estiver disponível para saque, você deve ir até uma casa lotérica com o seu Cartão Cidadão e sua senha em mãos, e solicitar o saque. O saque do PIS e de qualquer outro benefício também pode ser efetuado em agências da Caixa e nos guichês de autoatendimento. Qualquer dúvida sobre o cartão ou sobre o PIS, fale com a Caixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Alta

Como consultar o saldo do PIS/PASEP – Confira o calendário de pagamentos

Anúncios Os pagamentos de 2023 referentes ao Programa de Integração Social (PIS)…

Consulta PIS/PASEP

Anúncios O PIS é um abono salarial pago aos trabalhadores que recebem…