Anúncios

Diariamente surgem novos casos de coronavírus (COVID-19) por todo o país e não se sabe até quando o nosso sistema único de saúde, o SUS, poderá oferecer atendimento a todos os pacientes até mesmo para aqueles que precisam ficar em isolamento. É preciso pensar no futuro e em formas de promover a quarentena para os pacientes suspeitos ou confirmados com a doença, para evitar assim que mais pessoas sejam contaminadas.

Uma das novidades anunciadas recentemente é que diversas unidades do Minha Casa Minha Vida poderão ser usadas pelo Ministério da Saúde, se assim se fizer necessário. Quer entender melhor como isso aconteceria? Então confira todas as informações a seguir!

Rogério Marinho disponibiliza imóveis do MCMV para a quarentena

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou no final do mês passado que caso o Ministério da Saúde venha a precisar, poderá disponibilizar diversas unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida para que os pacientes fiquem em isolamento domiciliar.

Isso, é claro, talvez só venha a acontecer se os casos da doença no Brasil venham a crescer de modo desacelerado, chegando ao ponto de os pacientes não poderem mais ser atendidos nos hospitais. O objetivo é oferecer ao Ministério da Saúde uma saída quando os hospitais começarem a ficar cheios, para que não haja aglomerações nos corredores e seja possível cumprir a recomendação de quarentena até que os sintomas da doença passem nos infectados.

Pacientes com coronavírus poderão ficar de quarentena em unidades habitacionais

Caso o Ministério da Saúde venha a necessitar, poderá fazer uso de unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida que já estejam finalizadas ou em fase de término. Não foi falado quantos imóveis podem ficar à disposição do órgão para fazer o atendimento dos pacientes fora da estrutura hospitalar, mas ainda assim, poderá ser uma grande ajuda para não lotar os hospitais de todo o país.

Além dessa iniciativa, o Ministério da Saúde vem contando com o SUS e outras parcerias com hospitais privados para fornecer atendimento a todos os pacientes confirmados com coronavírus (COVID-19) no país.

Como isso acontecerá na prática

Mais detalhes sobre esse “empréstimo” do Ministério do Desenvolvimento Regional devem ser anunciados caso isso realmente precise acontecer. No entanto, tudo indica que as unidades habitacionais serão altamente higienizadas antes e após o paciente se hospedar e o mesmo poderá ser encaminhado pelo hospital onde deu entrada, recebendo visitas diárias de enfermeiros e médicos para fazer o seu acompanhamento.

Claro, tudo isso não passa de especulação, mas seria uma forma viável de fazer tudo acontecer.

Desenvolvimento Regional no combate ao coronavírus

O Ministério do Desenvolvimento Regional não somente disponibilizou imóveis do Minha Casa Minha Vida para o Ministério da Saúde, como também ofereceu toda a rede de informações da Defesa Civil, a fim de informar mais de 26 milhões de brasileiros sobre a doença e os modos de prevenção.

Todos os brasileiros que estiverem cadastrados na base de dados da Defesa Civil que recebem as atualizações através de SMS no celular, também vão receber mensagens recheadas de orientações sobre o novo coronavírus. Nessas mensagens, os cidadãos poderão conferir as formas corretas de prevenção, além de ficarem cientes dos postos de atendimentos mais próximos caso se deparem com os sintomas.

Quem já está no seu imóvel não precisa se preocupar

Aquelas famílias que já se mudaram para os seus imóveis do Minha Casa Minha Vida não precisam se preocupar, pois só serão disponibilizadas as casas que ainda não foram entregues para os seus moradores. Sendo assim, as casas que já estão sendo utilizadas não serão afetadas.

Após a quarentena dos pacientes nas unidades habitacionais, todas as casas deverão ser completamente higienizadas para que possam ser terminadas e entregues para os seus moradores.

Novo Minha Casa Minha Vida é adiado

O novo Minha Casa Minha Vida foi adiado para depois que a pandemia do coronavírus passar. A expectativa era de que nas próximas semanas e meses fossem anunciadas todas as mudanças e também a nova formatação do programa que permitirá que ele atue de forma mais transparente.

A notícia foi anunciada recentemente por videoconferência. Apesar da nova formatação ser anunciada somente quando a pandemia passar, as mudanças continuam sendo discutidas pelo governo brasileiro a fim de não atrasar tanto o processo.

Com a pandemia, também foram encerradas as obras dos imóveis que ainda estão em construção. Sendo assim, as famílias que já pagam o financiamento, mas não receberam seus imóveis, devem aguardar mais um tempo. Caso essas famílias também não possuam condições de continuar com as parcelas, devem comunicar a Caixa para conseguir um acordo.

Caixa anuncia pausa de 3 meses nas parcelas de seus financiamentos imobiliários

Diversos bancos estão anunciando medidas para ajudar seus clientes a passarem por essa fase conturbada ocasionada pela pandemia e pelo isolamento social. No caso da Caixa, a instituição financeira anunciou que aqueles que possuem financiamento habitacional com o banco podem solicitar uma pausa de 3 meses no pagamento de suas parcelas.

Só não podem pedir essa pausa aqueles que usam o FGTS para o pagamento de uma parte da parcela e aqueles que possuem mais de duas parcelas já atrasadas. Sendo assim, a pausa é para os que não usam o FGTS e que estão em dia com os seus pagamentos até o momento. A pausa no pagamento pode ser solicitada por telefone ou através do aplicativo “Habitação Caixa” que pode ser encontrado para qualquer celular.

Dentro do aplicativo, basta ir em “Solicitar Pausa” e digitar todos os dados que são solicitados. Se tudo der certo, a Caixa entrará em contato com você por meio de SMS com todos os detalhes e informações sobre a sua solicitação.

Vale lembrar que, após esse período, o cidadão poderá voltar a pagar suas parcelas normalmente, sem acréscimo de juros. O período de pausa pode ser estendido, conforme a situação do coronavírus em nosso país, por isso é fundamental ficar de olho nas medidas que serão anunciadas ainda no futuro.

Em Alta

Minha Casa Minha Vida: Programa poderá aceitar imóveis usados

Anúncios Conhecido por sempre oferecer melhores condições de financiamento para a aquisição…

Veja como ficou o Minha Casa Minha Vida com novas regras

Anúncios O Minha Casa Minha Vida é um programa brasileiro bastante popular…

Aluguel Social: Conheça projeto do governo para oferecer moradias em 2021

Anúncios Há mais de um ano que o programa Minha Casa Minha…

Minha Casa Minha Vida: Inscritos têm acesso a moradia por sorteio ou financiamento

Anúncios O governo federal brasileiro lançou em 2009 um novo programa que…