Anúncios

Um dos programas sociais mais recentes criados pelo Governo federal foi o Criança Feliz, em outubro de 2016. Juntamente com o Bolsa Família, esse programa social tem como intuito fornecer uma assistência maior para crianças de até 03 anos de idade que fazem parte de uma família de baixa renda no Brasil.

O programa Criança Feliz tem como objetivo principal oferecer total suporte a fase chamada de “primeira infância”, os primeiros 1.000 dias de vida da criança. Esse é uma fase totalmente importante para o desenvolvimento da criança, sendo necessário uma atenção especial para crianças dessa idade.

Dessa forma, se não for feita a prestação de cuidado necessária nessa fase, a criança pode desenvolver alguns problemas como dificuldade na fala, percepção e atenção. Como isso pode ser um processo sem volta que pode afetar a vida toda da criança, é importante estar presente auxiliando nessa fase.

Foi justamente por isso que o Criança Feliz foi criado, com o proposito de ajudar essas crianças a se desenvolverem de maneira adequada.

Pensando em ajudar você a entender melhor o programa social Criança Feliz, dividi esse artigo em alguns tópicos, tais como:

  • Como funciona o Criança Feliz
  • Quando as crianças têm acesso ao Criança Feliz
  • Como meu filho pode ter direito ao Criança Feliz
  • O programa traz algum recurso financeiro a família?

Criança Feliz

Como funciona o Criança Feliz

A partir do momento em que a criança é cadastrada no programa Criança Feliz, o acompanhamento é feito todas as semanas. São mais de 80 mil profissionais disponíveis para fazer todo esse apoio. Tanto na parte da saúde, quanto psicólogo e pedagógico.

O planejamento do Governo é que cada profissional atenda 6 residências por dia, totalizando 30 por semana, fornecendo todo o apoio necessário.

Além das crianças até 03 anos de idade, as gestantes também podem receber as visitas dos profissionais, para que a gestação também possa ser acompanhada.

A meta do Governo Federal é que as famílias cadastradas no Bolsa família, a partir do momento que surge a gravidez, já comece os acompanhamentos. Dessa forma, o programa Criança Feliz terá grande impacto em nossa sociedade.

Como meu filho pode ter direito ao Criança Feliz

Como já citei, para que a criança possa ser cadastrada no programa Criança Feliz é preciso que a família já seja beneficiaria do Bolsa Família.

Como se trata de um auxilio do Bolsa Família, por assim dizer, não é necessário fazer nenhum cadastrado. Quando há a atualização de dados do Cadastro Único, os pais devem informar que há a espera de uma criança para que haja a identificação da residência e as visitas possam ser orientadas para aquele endereço.

Programa Criança Feliz

O programa traz algum recurso financeiro a família?

Bom, o intuito do programa Criança Feliz é oferecer a criança, nos primeiros anos de vida, um atendimento diferenciado, com a finalidade de ajudar ela a se desenvolver de maneira adequada e possibilitar que ela tenha um bom futuro.

Mas como o programa é junto com o Bolsa família, o recurso financeiro é ainda oferecido por este apenas. Sendo assim, não há nenhum recurso financeiro oferecido exclusivamente no programa Criança Feliz.

Como já citei acima, é necessário que a família informa no momento do Cadastro único que há um criança menor de 03 anos na residência. Se você ainda não fez o Cadastro único para usufruir de vários benefícios do governo, veja como pode ser feito:

Um representante familiar deve se dirigir até a prefeitura da cidade, com os documentos de todos integrantes da família. Dentre eles podemos citar:

Assim como no Brasil Carinhoso, os dados utilizados para o Criança Feliz serão os mesmos informados no momento em que você faz o CadÚnico para se inscrever no Bolsa Família. Se você ainda não possui o cadastro, veja o que precisa ser feito:

  • Certidão de Nascimento
  • Carteira de Identidade (RG)
  • CPF
  • Certidão de Casamento
  • Carteira de Trabalho
  • Título de Eleitor

Algum documento que comprove residência não é obrigatório, mas se houver, facilita o trabalho na hora da realização do preenchimento dos dados para o cadastro.

Gostou de saber mais sobre o programa social Criança Feliz? Então não deixe de acompanhar as demais novidades aqui do site, temos muita informação para repassar para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *