Anúncios

Como tirar segunda via de Identidade?

O número de identidade é documento público que todo brasileiro deve ter, se você por algum motivo perdeu o seu, então será preciso emitir a segunda dia de identidade.

Para realizar compras, viagens entre estados e várias outras coisas aqui no Brasil, o documento de identidade é exigido. Se a sua está desatualizada ou não apresenta um bom estado, confira como tirar segunda via de Identidade.

Como tirar segunda via de Identidade

O primeiro passo para emitir a segunda via da identidade é se dirigir até a unidade que presta esse serviço.

Esse local, varia de estado assim como entre cidade.

Os postos de atendimentos mais indicados para que você consiga como tirar segunda via de identidade são redes como Poupatempo em São Paulo, Rio Poupa Tempo no estado do

Rio de Janeiro, UAI em Minas Gerais.

Além do Faça Fácil no Espírito Santo, Na Hora no Distrito Federal, no Vapt Vupt em Goiás, assim como no Tudo Fácil no Rio Grande do Sul.

No entanto, se na cidade onde você mora não houver nenhum desses postos de atendimento, você consegue como tirar segunda via de identidade no centro de identificação da Delegacia de Polícia Civil.

Afinal, é a Delegacia de Polícia Civil o órgão responsável pelo processo de como tirar segunda via de Identidade.

Emitir segunda via do RG

Para emitir a segunda via da identidade é preciso agendar o atendimento. O processo muda conforme a localidade.

Por isso, antes de ir ao local para solicitar a segunda via do documento ligue para os postos de atendimento ou para a Delegacia de Polícia Civil para de informar.

A marcação pode ser feita via telefone, ou no local do atendimento.

No dia e horário marcado é preciso que você compareça com a certidão de nascimento original e uma cópia simples. Assim como a certidão de casamento original e uma cópia simples, se houver.

Em alguns estados, a fotografia em 3×4 não é mais solicitada, isso porque a imagem é feita no momento de entrega da documentação.

No entanto, é preciso confirmar se na sua cidade é preciso levar a foto. Também nessa hora serão coletadas as impressões digitais do cidadão.

Se você quiser que na segunda via da identidade conste o número do seu CPF, então é preciso também levar o Cadastro de Pessoas Físicas.

Isso vale também, para aqueles que querem o número do Cartão Cidadão, PIS ou PASEP também estejam no documento de identidade.

Alias, adicionar todos os números de documentos importantes, na segunda via da identidade, é uma boa estratégia. Assim, você fica com todas essas informações em um documento único.

Por fim, caso sua identidade original tenha sido roubada ou furtada você deve levar o

Boletim de Ocorrência. Tanto com a cópia ou com o original você fica isento de pagar a taxa.

É preciso pagar para tirar a segunda via Identidade?

A emissão da 2ª via do RG não é gratuita.

Na verdade, existem algumas condições em que há isenção na solicitação da segunda via da identidade.

Quem está com documento com erro na digitação do RG, desde que constatado no prazo de até 90 dias.

Além disso, vítima de catástrofe natural, no prazo de 60 dias contados a partir do levantamento do estado de emergência ou calamidade, conseguem a isenção.

Desempregados há mais de 3 meses, desde que apresentando a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com registros atualizados. Assim como, cidadãos declarados pobres nos termos da lei 7115/83.

Por fim, mulheres com idade acima de 60 anos e homens com idade acima de 65 anos também não precisam pagar a taxa.

Para aqueles que não se enquadram dentro desses requisitos, a taxa é de R$ 39,80. Em algumas situações, em que o documento será enviado pelo correios, o custo é em média de R$ 9,00.

O prazo para que o documento fique pronto é de cerca de uma semana.

Dúvidas frequentes sobre a segunda via da Identidade

Possuo carteira de identidade de outro estado, como proceder?

O serviço de segunda via do RG é destinado àqueles que já possuem a primeira via do documento emitida no mesmo estado.

Se você mora em outro estado, você deve solicitar a 2ª no Estado da Identidade original. Ou fazer uma nova via da Identidade no atual Estado de localidade.  

Qual o prazo para buscar minha Carteira de Identidade?

90 dias, a contar da data marcada para a entrega da carteira, se o RG não for retirado neste período, será destruído.

Meu RG está com informação errada, como proceder?

Caso seja constatado erro no documento em até 90 dias contados a partir da data de expedição, a correção pode ser feita sem novo pagamento da taxa. Para isso, é necessário apresentar novamente os documentos solicitados.

A carteira de identidade possui prazo de validade?

A Carteira de Identidade não possui prazo de validade, nos termos do 18 do Decreto n° 9.278/18.

Mas, apesar da Lei brasileira não estipular prazo de validade para o documento, muitos órgãos passaram a exigir a atualização a cada 10 anos. O objetivo principal é evitar fraudes.

Para realizar viagens ou resolver situações no banco, pode ser exigido a segunda via do RG.

Além disso, recomenda-se que haja a renovação do documento caso o estado de conservação ou a distância temporal impossibilite a completa identificação dos caracteres essenciais.

E se eu não fizer a Identidade?

O RG faz parte da documentação civil básica. Não tê-lo pode significar atrasar o acesso a serviços públicos e qualquer outra demanda também vinculada à iniciativa privada.

Direito fundamental à documentação básica é meio para o pleno exercício da cidadania. E que proporciona o acesso a direitos sociais, como educação, saúde e assistência social.

Por isso, ter esse documento é obrigatório e um direito do cidadão.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *