Anúncios
Saber como fazer um financiamento é algo muito importante para quem está procurando os primeiros passos para a aquisição da casa própria, e por isso é preciso avaliar muito bem todas as condições para esse passo.
Um financiamento é uma das modalidades de se conseguir comprar uma casa, e para isso é preciso seguir uma série de condições que podem estar de acordo com alguns pontos que vão ser essenciais no processo.
Entendendo a importância de um financiamento, vou trazer mais informações sobre para que você consiga entender quais são as possibilidades e assim trabalhar com algumas condições de ter um melhor aproveitamento.
Veja se você também tem direito:
Outros benefícios aos quais você pode ter acesso e descubra como fazer a solicitação!
Você continuará no mesmo site
Saiba quanto pode gastar
O primeiro passo para saber como fazer um financiamento é saber quanto você pode gastar. Ninguém entra em um financiamento bem sucedido sem valores e principalmente sem saber quais são as margens.
Com valores mais ou menos definidos é mais fácil encontrar todos os pontos que você precisa de fato, e o que vai auxiliar nessa construção das condições para a negociação que pode ser feita no decorrer do processo.
Com isso você estabelece uma margem de investimento dentro de suas possibilidades, sem que tenha dificuldades do ponto de vista do planejamento, o que também deve ser visto para que a decisão seja tomada de acordo com o que precisa.
Estabeleça algum limite
Saber o quanto pode gastar também define o quanto você quer gastar. Ter um limite serve para que você consiga visualizar todas as opções dentro daquele contexto específico, e isso dá mais possibilidades de compra ou negociação.
Entrar em um negócio sem saber exatamente o limite máximo que você quer alcançar traz riscos de um planejamento mal feito, e é por este motivo que estabelecer um teto ajuda a entender quais são os cenários a partir de então.
É com essa informação que você consegue saber quanto vai pagar de parcelas, quanto tempo vai durar o financiamento, e mais importante, saber quanto de juros está envolvido na transação realizada.
Preparando a documentação
Se você já tem posse de todas as informações do ponto de vista financeiro, é hora de buscar a organização da documentação, tendo em mãos tudo o que é exigido para a abertura do processo.
Para um financiamento você precisa de documentos como:
● RG ou CPF
● Comprovação de renda
● Comprovante de residência
● Certidão de nascimento ou casamento
● Declaração de imposto de renda
Tais documentos devem ser apresentados na abertura de um processo de financiamento, e caso o processo seja feito entre o casal, os documentos de cada um vão precisar ser entregues para a conferência.
De posse de tais informações o banco vai consultar todas as bases de dados para determinar se o financiamento está ou não liberado, determinando a quantidade disponível e as cláusulas próprias de todo o processo.
Espere o tempo para análise dos dados
Saber como fazer um financiamento não quer dizer que o processo vai ser mais rápido necessariamente. Claro que o fato de as pessoas entregarem toda documentação correta e ter já um planejamento é algo que ajuda bastante.
No entanto, o banco tem um prazo de retorno que gira em torno de 30 a 45 dias, podendo ser prorrogado caso o banco julgue como sendo necessário naquele momento, e quanto a isso não tem muito o que ser feito.
Fato é que essa análise é que vai definir se o financiamento está ou não aprovado, assim como todo o tipo de processo dentro do que você quer aplicar, considerando outros tantos pontos que devem ser analisados em um processo que é complexo de fato.
FGTS
A utilização do FGTS é uma das modalidades de financiamento e serve para amortização do valor, liquidação, ou mesmo entrada no valor de imóvel, e por isso é um aliado e tanto quando se sabe como fazer um financiamento.
A utilização do FGTS, no entanto, possui algumas regras, como o tipo de imóvel, o valor, e também a inscrição no Sistema Financeiro de Habitação, o que vai dar o direito para a utilização do FGTS para o financiamento.
Para isso é preciso também ter saldo no sistema para que o banco encontre fundos para a aplicação dentro de um valor determinado, no caso de uma entrada, ou na liquidação do valor final, se houver possibilidade para isso.
Construtoras
Algumas pessoas procuram diretamente por construtoras para fazer o seu financiamento, o que também é um dos caminhos que podem ser traçados, desde que com o cuidado com a pesquisa e com o resultado que pode ser avaliado.
Normalmente o financiamento direto na construtora diminui consideravelmente os juros e o prazo de pagamento, e por isso é uma das formas de conseguir explorar uma boa condição de financiamento.
No entanto é bom ficar atento já que algumas das regras são mais frágeis, já que não tem um banco cuidando de todo o processo desde o começo, por isso é sempre interessante ficar atento.
Saber como fazer um financiamento é algo que não tem muita dificuldade. Você precisa estabelecer os valores, entender quais são os limites que pode ter para o investimento e então conseguir cumprir com o que foi combinado.
Tendo o controle geral dos valores que vão ser empregados no processo, é preciso então levar toda a documentação para a análise dos setores, que vão avaliar e dar um retorno depois de um determinado tempo.
Assim também existem outras modalidades de investimento que não somente no banco e nem envolvendo uma poupança, podendo ser feito em construtoras diretamente e o dinheiro do FGTS sendo utilizado na negociação.
Com isso, fica mais fácil entender como lidar com o financiamento e dar início ao projeto da casa própria, já que é um ponto que você precisa levar em consideração para alcançar um bom retorno de fato.
Pensando nisso é uma forma de estabelecer condições que vão estar a seu favor e que principalmente vão ajudar a colocar em prática todo esse momento importante que é negociar com o banco possibilidades de investimento em um imóvel.