Anúncios
O governo federal nas últimas duas décadas tem investido fortemente na criação de programas sociais, afim de auxiliar a população de baixa renda do país e com o objetivo de baixar o índice de desigualdade social.
Uma dos mais recentes programas desenvolvidos foi o Bolsa Escola 2019. Esse programa social tem como principal objetivo ajudar os jovens de famílias carentes a terem uma experiencia melhor na escola que frequentam.
Para que você possa entender melhor como funciona o Bolsa Escola 2019, eu preparei esse artigo com os seguintes tópicos:
- O que é Bolsa Escola 2019?
- Quem pode ser beneficiado com o Bolsa Escola 2019?
- Qual o valor disponibilizado pelo Bolsa Escola 2019
- Cartão do Bolsa Escola
- Como consultar o saldo do Bolsa Escola 2019
O que é o Bolsa Escola 2019?
Como já citei no início desse artigo, o Bolsa Escola 2019 é um programa social fornecido pelo governo federal para prestar uma maior assistência aos jovens que se encontram em uma situação de baixa renda.
O Bolsa Escola 2019 foi desenvolvido pela SEDES (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), que todos os meses fornece um valor as crianças e jovens para que tenham uma melhor experiencia na escola, como um auxilio para comprar materiais necessários.
O valor é como uma ajuda para os pais que se sentem aflitos quando a lista de materiais chega em casa, com diversos itens que precisarão ser comprados para que a criança possa frequentar as aulas. Dessa forma, o Bolsa Escola 2019 vem facilitar a vida dos pais que não tem dinheiro para comprar todos esses materiais.
Quem pode ser beneficiado com o Bolsa Escola 2019?
Como todo programa social do governo federal, o Bolsa Escola 2019 também requer que o cidadão tenha um perfil, com características definidas pelo próprio governo. Você conhecerá agora mesmo quais são esses requisitos exigidos:
- O Bolsa Escola 2019 é um benefício da família, por isso, é necessário que dentro dela estejam presentes crianças ou jovens com idades entre 04 a 17 anos. Esses devem estar devidamente matriculados em uma escola da rede pública do Brasil.
- Também é necessário que a renda familiar por pessoa não seja superior a quantia de 170 reais por pessoa.
- Para ter acesso a qualquer programa social do governo, é preciso estar cadastrado no cadastro único (programa em que o governo capta informações de todas as famílias de baixa renda do Brasil).
- Esse programa social está intimamente ligado com o programa Bolsa família, por isso, é necessário já estar sendo beneficiado por esse outro programa.
Qual o valor disponibilizado pelo Bolsa Escola 2019
Atualmente o valor que o governo disponibiliza por criança e jovem dentro do programa é de Bolsa Escola 2019 por pessoa. Esse valor não é alterado independente de quantos indivíduos dentro da família possuam idades entre 04 a 17 anos.
Vale ressaltar que quando um jovem completa 18 anos, o auxilio é automaticamente bloqueado, independente se o jovem se encontra na escola ainda ou não. A partir do momento em que não cumpre um dos requisitos o Bolsa Escola 2019 é negado.
Cartão do Bolsa Escola
Quando você é cadastrado no Cadastro único, você recebe um número de identificação social (NIS), nele se encontram todos os números e programas sociais que você é beneficiário. Dessa forma, quando uma família ganha o direito de estar inscrito no Bolsa Escola 2019, o número é automaticamente associado a esse cartão.
Esse cartão, com o número do programa Bolsa Escola 2019 é essencial para que a família possa comprar o material necessário para seus filhos. Dessa forma, quando uma família vai fazer a compra, é necessário a apresentação desse número para que o valor seja descontado.
Vale lembrar que caso a família seja aprovada no programa Bolsa Escola 2019 e não tenha o número automaticamente incluído no cartão, é necessário se dirigir até o CRAS da sua cidade e fazer a solicitação pessoalmente.
Como consultar o saldo do Bolsa Escola 2019
Você pode consultar o saldo do seu Bolsa Escola 2019 através do próprio site do Bolsa escolha. Basta você clicar aqui e já será automaticamente direcionado ao site.
Depois de ter acesso basta clicar no botão de consulta do benefício e inserir seu CPF e data de nascimento. Em seguida clique em buscar e você vai saber se o crédito está disponível ou não. Seguramente, a maneira mais conveniente de consultar o saldo do Bolsa Escola é por meio do canal eletrônico do programa. Para isto, o beneficiário deverá:
Gostou de saber mais sobre o Bolsa Escola 2019? Então não deixe de conferir os demais artigos do blog, tenho preparado várias outras dicas como essa para você!