Anúncios
Você já tem 18 anos e ainda não deu entrada na habilitação? Pois bem, há um programa do Governo Federal que possibilita que você tenha a sua primeira CNH de forma gratuita. Quer saber como? Continue lendo esse artigo e fique por dentro da CNH Social.
O que é CNH Social
Para conceder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B, para jovens de baixa renda comprovada, foi criado o Projeto Primeira Habilitação para o Transporte – ou CNH Social, como é conhecido. O objetivo da CNH Social é ampliar o número de empregos em todo o país e qualificar os jovens para entrar no mercado de trabalho, principalmente no setor de transporte.
A CNH Social não possui custos para os selecionados. Milhares de pessoas já foram beneficiadas por esse programa social, brasileiros que não possuem de renda e dinheiro para tirar a sua CNH.
O projeto CNH Social distribui as vagas de acordo com cada necessidade e categoria de habilitação:
– Primeira Habilitação.
– Realização da Renovação.
– Adição de Categoria.
– Mudança de Categoria.
E, repetindo, a CNH Social é um programa gratuito, sem nenhum custo para os beneficiários.
Quem pode se inscrever CNH Social
A CNH Social permite que vários jovens brasileiros se qualifiquem para ingressar no mercado de trabalho, e sonhar com uma vida melhor. Para se inscrever na Carteira de Habilitação Gratuita, os interessados precisam se atentar para algumas exigências:
– É preciso ser maior de 18 anos.
– Saber ler e escrever.
– Deve estar cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal.
– Ter renda familiar de até dois salários mínimos.
– Ter carteira de trabalho.
– Se o interessado for estudante, o mesmo deverá estar matriculado em uma escola da rede pública de ensino, e apresentar, ainda, bom desempenho escolar.
– Se o interessado já concluiu o ensino médio, técnico ou superior, deve estar desempregado há mais de um ano.
– O interessado pode ser beneficiário de outros programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e Chapéu de Palha, por exemplo.
– Também podem se inscrever ex presidiários ou pequenos agricultores que tenham renda de até dois salários mínimos e meio.
– É preciso não ter infrações de trânsito.
Para desempatar, em casos de empate, o sistema leva em consideração alguns critérios, como:
– Quem possui maior tempo de desemprego.
– Quem tem maior número de dependentes.
– Quem possui a menor renda familiar.
– A maior idade.
– Dentre outros critérios estabelecidos.
Inscrições CNH Social
Antes de realizar a inscrição na CNH Social, o interessado deverá se atentar à algumas especificações, conforme citado. Confira a seguir como se inscrever na CNH Social:
– Acesse o site do SEST / SENAT, através do endereço eletrônico direto http://www.sestsenat.org.br/Paginas/cnh-social-sest-senat.
– Leia com atenção todas as informações disponíveis no edital disponibilizado.
– Clique na opção para realizar a sua inscrição.
– Tenha em mãos todos os documentos pessoais, para que a inscrição seja realizada de forma eficiente, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço, Comprovante de Renda.
Para completar a sua inscrição na CNH Social, você precisará apresentar ainda os seguintes documentos nas unidades operacionais, conforme orientações via e-mail:
– RG ou qualquer documento de identificação com foto, desde que seja oficial.
– CPF.
– Comprovante de residência.
– Carteira de trabalho de todos os membros da família ou que morem na mesma casa.
– Se houver cônjuge, será necessário apresentar a certidão de casamento, declaração de união estável ou o RG e CPG do parceiro.
– Se o interessado tiver filhos, será preciso ainda apresentar a certidão de nascimento de todos os filhos, ou então o termo de guarda, tutela ou curatela, dos menores de quem é responsável.
Onde se inscrever
O programa CNH Social ainda não está disponível em todos os estados do território brasileiro. Você encontrará a CNH Social nos seguintes locais:
– Amazonas
– Ceará
– Maranhão
– Espirito Santo
– Paraíba
– Pernambuco
– Minas Gerais
– Rio Grande do Sul
– São Paulo
– Pará
O programa pode ser acessado no portal do Serviço Social do Transporte – SEST, e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT. Para informações, você pode acessar o site direto www.sestsenat.org.br.
As convocações dos candidatos inscritos são realizadas exclusivamente por e-mail. Lembre-se de verificar a caixa de “Spam”, pois pode acontecer de a mensagem de convocação não ir diretamente para a Caixa de Entrada do seu e-mail.
Informações
Se mesmo assim você ficou com alguma dúvida, separamos os contados de todos os Detran de cada estado que já presta o programa do Governo Federal, CNH Social. Confira:
– Amazonas: www.detran.am.gov.br
– Ceará: www.detran.ce.gov.br
– Maranhão: www.detran.ma.gov.br
– Espirito Santo: www.detran.es.gov.br
– Paraíba: www.detran.pb.gov.br
– Pernambuco: www.detran.pe.gov.br
– Minas Gerais: www.detran.mg.gov.br
– Rio Grande do Sul: www.detran.rs.gov.br
– São Paulo: www.detran.sp.gov.br
– Pará: www.detran.pa.gov.br