Anúncios

O recadastramento do Bolsa Família é uma necessidade para todas as famílias que recebem o benefício. É importante que todos estejam cientes da necessidade desse procedimento, antes mesmo de solicitarem o Bolsa Família, pois assim evitam surpresas e podem garantir o recebimento do benefício por muito mais tempo.

O Bolsa Família, como a maioria conhece, é um programa de transferência de renda voltado para atender as famílias brasileiras de extrema pobreza ou pobreza. O intuito do programa é ajudar as famílias a melhorar a qualidade de vida e também econômica. Centenas de pessoas hoje já vivem em uma situação melhor por causa do Bolsa Família. Se a sua família também recebe o benefício, tire a seguir todas suas dúvidas sobre o recadastramento Bolsa Família 2019.

Recadastramento Bolsa Família

Objetivo do Recadastramento Bolsa Família

O recadastramento do Bolsa Família consiste em atualizar todas as informações e dados cadastrais dos membros de sua família, no sistema do governo federal. O recadastramento visa conferir quais são as famílias que ainda precisam de ajuda do governo, para evitar fraudes e injustiças. Sendo assim, se a sua família recebe o benefício e quer continuar recebendo, deve efetuar o recadastramento.

Através do recadastramento o governo federal também fica ciente das situações em que as famílias se encontram (se quem estava em situação de extrema pobreza melhorou e passou somente para condição de pobreza, entre outros), podendo então conferir como o programa está auxiliando essas famílias.

Quem deve fazer o Recadastramento Bolsa Família

O recadastramento do Bolsa Família deve ser feito por todas as famílias que recebem o benefício e que desejam continuar recebendo, mas essas famílias precisam ainda atender aos requisitos do programa.

Por exemplo, a família precisa ter a mesma renda familiar de quando se cadastrou ou se encaixar na outra categoria do programa. Por exemplo, se inicialmente a família se encaixa na categoria de extrema pobreza, deve continuar se encaixando nessa categoria ou se encaixar na categoria de pobreza. Caso já tenha melhorado a qualidade de vida a ponto de não se encaixar, para de receber o benefício.

Além disso, os dados familiares também devem estar atualizados no CadÚnico do governo federal. A atualização dos dados nesse sistema também pode ser feita todos os anos, conforme necessidade da família.

Documentos para o Recadastramento Bolsa Família

Para efetuar o recadastramento do Bolsa Família, o responsável familiar deve reunir alguns documentos e apresenta-los no local. Basicamente, são os mesmos documentos que foram solicitados para o cadastramento no programa, então não há mistério.

Os principais documentos necessários são os seguintes: CPF, Cartão Cidadão (usado para saques do Bolsa Família), Título de Eleitor, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Comprovante de Matrícula Escolar para menores de idade, Comprovante de Residência atualizado, entre outros. É importante destacar que é preciso apresentar documentos pessoais de todas as pessoas que moram sob o mesmo teto, acompanhados de cópias, pois elas podem ser necessárias para o governo. Uma vez que você possui todos os documentos, pode ir efetuar o recadastramento sempre que for necessário.

Prazo para Recadastramento Bolsa Família

O recadastramento do Bolsa Família é definido pelo governo federal como necessário após um ano que a família começou a receber o benefício. Geralmente a própria prefeitura entra em contato com a família, enviando um comunicado através dos Correios.

Esse comunicado irá conter os detalhes sobre o recadastramento, como o local e horários de atendimento, assim como o motivo pelo qual está sendo solicitado o recadastramento daquela família. Geralmente, o recadastramento é feito para que o governo possua um controle cadastral e possa revisar as informações, garantindo assim que todos os beneficiários realmente precisam do Bolsa Família e evitar fraudes. Todas as informações cadastrais são verificadas e, se estiverem compatíveis, a família continua recebendo o benefício.

Como fazer Recadastramento Bolsa Família

Para ir fazer o recadastramento do Bolsa Família, é preciso aguardar o recebimento do comunicado do órgão responsável pelo programa em sua região. O comunicado virá através de uma carta que conterá todos os detalhes, como mencionamos.

Então o responsável familiar deverá reunir os documentos e ir até o local, seguindo todas as instruções para que o recadastramento seja efetuado com sucesso. Geralmente é preciso apresentar os documentos e responder as mesmas perguntas de quando foi cadastrado, pois assim será possível ver se as informações estão compatíveis. Caso haja alguma divergência, é preciso esclarecê-la para continuar recebendo o benefício.

Recadastramento

Reajustes do Bolsa Família

Todos os anos o governo federal brasileiro pode efetuar reajustes nos valores do Bolsa Família. Esses reajustes servem para tornar o valor pago às famílias mais justo e compatível com o salário mínimo atual. Além disso, podem ocorrer reajustes também na renda familiar mínima que é solicitada para as famílias.

É importante sempre ficar de olho em todas as informações sobre o programa, assim você garante que sua família continue recebendo o benefício.

Bolsa Família e outros benefícios sociais

Você sabia que quem recebe o Bolsa Família também pode solicitar outros benefícios para melhorar a qualidade de vida? Há o Bolsa Gás, para quem quer receber uma determinada quantia mensal para comprar o gás necessário, além de muitos outros. Os benefícios não se acumulam, são pagos separadamente, mas um depende de outro. Por exemplo, se você não for mais apto para receber o Bolsa Família, não poderá receber os demais benefícios também.

Confira na prefeitura de sua cidade todos os benefícios que estão disponíveis e veja quais são os mais necessários para sua família. Como mencionamos, o Bolsa Família tende a ser um requisito para os demais, por isso se a sua família consegui-lo, há grandes chances de também ter acesso aos outros benefícios.

O governo federal brasileiro está sempre trabalhando para gerar mais vantagens e benefícios aos cidadãos de baixa renda, por isso sempre há melhorias nos programas e criação de outras alternativas. Se você precisa de ajuda, se inscreva para ganhar o benefício. Quando estiver em uma situação melhor, dê sua vaga para outra família que pode estar precisando mais no momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Alta

Aplicativo Bolsa Família – Aprenda Como Instalar

Anúncios O governo federal tem criado novas ferramentas para facilitar o acesso…

Consulta Cidadão Bolsa Família

Anúncios Para facilitar o acesso a informações por parte dos beneficiários de…

Quem tem direito ao Bolsa Família

Anúncios Com certeza o Bolsa família se tornou o programa social mais…

Calendário Bolsa Família

Anúncios Com o intuito de reduzir a desigualdade social presente no Brasil…